Dom Francisco recebe com entusiasmo o Prefeito de Pirapama e reforça importância da agricultura familiar e preservação ambiental
- Marcilio Maran
- 24 de abr. de 2025
- 3 min de leitura

Nesta quinta-feira, 24 de abril, o Palácio do Rosário – sede da Diocese de Sete Lagoas – foi palco de um importante encontro entre o Bispo Diocesano Dom Francisco Cota de Oliveira e o prefeito de Santana de Pirapama, Marcos Tameirão, acompanhado por sua equipe de governo.
Na ocasião, o prefeito entregou oficialmente ao Bispo o convite para sua participação na tradicional Festa do Trabalhador de Santana de Pirapama, que contará com uma intensa programação ao longo de quatro dias de celebrações, cultura e valorização da identidade local.
Mais do que uma simples visita institucional, o encontro foi marcado por uma conversa profunda e inspiradora sobre temas essenciais para o futuro do município e da região. Dom Francisco, natural de Onça do Pitangui e conhecido defensor das causas ambientais, demonstrou amplo conhecimento e sensibilidade ao tratar das questões do campo e da vida rural, principalmente no que tange à agricultura familiar, tema pelo qual nutre verdadeiro entusiasmo.

O Bispo relembrou suas origens no campo e a importância da relação respeitosa e harmônica com a terra, afirmando que ela “deve ser cuidada, preservada e valorizada como mãe que sustenta a vida.” Enfatizou ainda que é dever de todos – governo, Igreja e sociedade – trabalhar para resgatar a juventude rural e fortalecer suas raízes, combatendo o êxodo rural e estimulando os jovens a redescobrirem o valor da vida no campo, da tradição e da convivência familiar.
Foi destacada também a relevância da regularização fundiária de imóveis pertencentes à Diocese, como forma de garantir segurança jurídica e melhores condições de uso e desenvolvimento para atividades sociais, religiosas e produtivas em benefício das comunidades locais.
Outro ponto sensível abordado foi o impacto ambiental causado por empresas que atuam na região. Dom Francisco e o prefeito Tameirão compartilharam preocupações sobre práticas exploratórias que, embora apresentem promessas de progresso, muitas vezes resultam em danos irreversíveis à natureza e à vida humana e animal. O prefeito reforçou que sua gestão está atenta e comprometida com ações sustentáveis, por meio de uma atuação firme da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem orientado e fiscalizado empresas para garantir um desenvolvimento equilibrado e responsável.

A importância do homem do campo foi celebrada em todos os aspectos. Hoje, a agricultura familiar representa a espinha dorsal da produção de alimentos no Brasil. Com o fortalecimento dos programas de incentivo ao pequeno produtor, como o Pronaf e linhas de crédito específicas, muitos jovens estão voltando às suas origens, reconhecendo que no campo existe um futuro possível, digno e conectado à natureza. E em Pirapama, essa transformação já pode ser percebida, com novas gerações buscando inovar na produção, sem abrir mão dos saberes herdados dos mais velhos.
Santana de Pirapama, com sua localização estratégica na região fronteiriça da majestosa Serra do Cipó, carrega riquezas naturais inestimáveis e um povo que conserva com orgulho suas tradições. É esse espírito de fraternidade, fé e compromisso com a terra que guiou essa visita histórica ao Bispo Dom Francisco – um homem de fé, mas também de ação e visão social.
Estiveram presentes na visita, além do prefeito Marcos Tameirão, o secretário municipal de Transporte Hercílio Oliveira, representando a secretária de Meio Ambiente Alvânio Júnior e o assessor de gabinete, Marcilio Maran.



Comentários