Tia Lúcia assume presidência do Lar dos Idosos da SSVP em Pirapama
- Marcilio Maran
- 30 de mai.
- 3 min de leitura
Cerimônia contou com presença do prefeito Marquinho Tameirão, que anunciou possível repasse judicial à instituição

Em uma tarde marcada por emoção, história e compromisso social, Maria Lúcia Ribeiro Costa — a querida Tia Lúcia — assumiu oficialmente, na última terça-feira (27), a presidência do Lar dos Idosos Joaquim Cândido Ribeiro, mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) em Santana de Pirapama.
A solenidade foi realizada no Centro de Artesanato e reuniu autoridades, lideranças comunitárias e membros da conferência vicentina local, além da presidente Presidente do Conselho Central Santa Paulina de Sete Lagoas, Ione Maria Carlos Vieira que deu posse a nova direção, diante do juramento regimental da SSVP, bem como teceu elogios a Tia Lucia em sua trajetória onde, por mais 35 anos, esteve na direção da instituição em Pirapama.

Um legado que continua
Com vasta trajetória de serviço aos mais necessitados, Tia Lúcia sucede uma história de dedicação que tem raízes profundas em sua família, especialmente no trabalho do saudoso irmão, Dalme Vicente da Costa. Ao assumir o comando da instituição, ela reforça o compromisso com os valores que sempre nortearam a SSVP: caridade, respeito e acolhimento humanizado.
Em sua fala, Tia Lúcia destacou sua disposição permanente para servir a causa vicentina com carinho e fé:
“Minha atuação sempre foi, é e continuará sendo baseada na caridade, pela caridade e com caridade, dentro do espírito de Ozanam.”


Prefeito anuncia possível repasse de recursos ao Lar
Durante o evento, o prefeito Marquinho Tameirão destacou a importância do Lar dos Idosos para a história social de Pirapama.Ele aproveitou a ocasião para anunciar uma medida que poderá beneficiar diretamente a instituição: um acordo junto à Justiça para destinar ao Lar valores oriundos de multas judiciais aplicadas à gestão anterior. Posteriormente, o Blog Maran em Foco fará uma matéria exclusiva sobre esse acordo Judicial, explicando em detalhes sobre o repasse, e de que forma ele será direcionado á SSVP de Santana de Pirapama.
“Trata-se de um gesto de reparação e valorização do bem coletivo. Já temos parecer favorável do Ministério Público e aguardamos apenas a liberação final do juiz da causa para que os recursos sejam oficialmente destinados ao Lar dos Idosos”, explicou Tameirão.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos presentes, que reconheceram o gesto como um exemplo de como decisões judiciais podem ser revertidas em ações sociais concretas.

SSVP: quase dois séculos de caridade
Fundada em 1833, em Paris, por Antônio Frederico Ozanam, a Sociedade São Vicente de Paulo está presente em mais de 150 países, sendo uma das instituições de caridade mais antigas e respeitadas do mundo. Seu trabalho se baseia em conferências de voluntários que prestam apoio espiritual e material a famílias vulneráveis.
No Brasil, um dos focos mais importantes da atuação vicentina é o cuidado com os idosos por meio de lares de longa permanência, onde os acolhidos recebem moradia, alimentação, assistência médica, atenção psicológica e, acima de tudo, respeito e amor.


Um lar que simboliza amor e solidariedade
Mais que um abrigo, o Lar dos Idosos é um verdadeiro símbolo de solidariedade. Envolvendo a comunidade, voluntários e apoiadores, a instituição promove eventos, recebe doações e fortalece o espírito de pertencimento e cidadania na cidade.

Comentários